Galeria
A detecção de alergênicos em alimentos está cada vez mais presente na rotina de quem trabalha com produção de alimentos. Para isso, existem diversas ferramentas de análise e a mais utilizada é o teste por pcr para detecção de alergênicos em alimentos.
O que é teste por pcr para detecção de alergênicos em alimentos?
A reação em cadeia da polimerase (PCR) é um método molecular que usa a replicação in vitro de ácidos nucleicos (DNA e/ou RNA). No caso da detecção de alergênicos em alimentos, é usada a tecnologia de PCR para detectar a presença de material genético de proteínas de alergênicos encontrados em ingredientes presentes nos alimentos.
Como funciona o teste por pcr para detecção de alergênicos em alimentos?
Inicialmente é necessário identificar qual alergênico irá ser avaliado. Após isso, é necessário construir uma sonda específica para o alergênico em questão. A sonda deve conter um ácido nucleico que será usado para hibridizar com o gene do alergênico. Por fim, é feita a extração de DNA e em seguida a reação em cadeia da polimerase.
Vantagens do uso de teste por pcr para detecção de alergênicos em alimentos:
- Maior sensibilidade: com um menor tempo de análise e menor quantidade de amostra, o teste é mais preciso;
- Maior especificidade: a sonda pode ser construída de modo que a especificidade seja muito alta;
- Redução de custos de análise: com menor tempo de análise e menor quantidade de amostra, os custos de análise também são reduzidos;
- Aumento da segurança dos alimentos: devido à redução do tempo de análise, é possível detectar um maior número de alergênicos de forma mais segura.
O teste por pcr para detecção de alergênicos em alimentos é fundamental para garantir a segurança alimentar. Com a GENTROS, você conta com equipamentos modernos e especialistas no segmento da biotecnologia para realizar esse tipo de análise com total precisão para o seu negócio.